Revista "Centelha"

Clique na Imagem e veja a revista virtualizada
Clique na Imagem e veja a revista virtualizada

Canções da nossa terra

Links

MLDM - Movimento de Luta em Defesa da Moradia
MLDM - Movimento de Luta em Defesa da Moradia

AJP

Blog Assessoria Jurídica Popular
Blog Assessoria Jurídica Popular

Movimentos Sociais

Comuna 17 de abril
Comuna 17 de abril

Notícias

Sobre o NAJUC

O Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária – NAJUC/UFC –, existente desde 1992, insere-se na extensão universitária no âmbito do Direito, tendo como práxis a Educação Popular e a Assessoria Jurídica Popular. O NAJUC realiza uma extensão que busca o diálogo constante com os movimentos populares.

De modo geral, a elaboração de trabalhos científicos que exponham os referenciais teóricos e práticos da Assessoria Jurídica Popular (AJP) contribui para sua difusão no mundo do Direito e no mundo cotidiano, potencializando sua finalidade de transformação da realidade. Diante da diversidade de concepções acerca da AJP, compreende-se que a elaboração de pesquisas nessa temática estimula o diálogo e o intercâmbio de experiências não só de Extensão, como também de Ensino e de Pesquisa, enquanto eixos indissociáveis.

Em verdade, acreditamos que o cerne da extensão é a busca de um diálogo crítico entre os diversos saberes, tendo como pressuposto a compreensão de que a sociedade é dividida em classes e de que espaços institucionais e não-institucionais são disputados por interesses diversos.A AJP tem em seu âmago essa busca, com a particularidade de ser intrinsecamente permeada pelo Direito. O fim da nossa prática é a transformação da realidade através da libertação-emancipação dos oprimidos.

Tendo em vista a importância de acúmulos teóricos diante da ciclicidade inerente à vida estudantil, este artigo foi elaborado de forma coletiva. Desde o seu surgimento, através das diversas pessoas que compuseram o núcleo, várias idéias foram construídas e, por meio delas, vários projetos foram desenvolvidos, seja em comunidades rurais, urbanas, ou mesmo dentro dos muros da Universidade, na tentativa de torná-la mais aberta.