Revista "Centelha"

Clique na Imagem e veja a revista virtualizada
Clique na Imagem e veja a revista virtualizada

Canções da nossa terra

Links

MLDM - Movimento de Luta em Defesa da Moradia
MLDM - Movimento de Luta em Defesa da Moradia

AJP

Blog Assessoria Jurídica Popular
Blog Assessoria Jurídica Popular

Movimentos Sociais

Comuna 17 de abril
Comuna 17 de abril

Notícias

Certificados Rodas de Discussão 2012.2

Clique na imagem
Clique na imagem

RODAS DE DISCUSSÃO 2012.1

As Rodas de Discussão são o principal momento de comunicação doNAJUC com os demais estudantes da Faculdade de Direito. A cada semestre, os membros do Núcleo organizam um espaço para discussão de temas que perpassam o Direito e a própria formação acadêmica que recebemos, com a intenção de levar aos estudantes temas pouco discutidos ou sequer abordados em sala de aula, mas de grande valor para uma mais completa formação dos alunos da FD enquanto membros de uma instituição pública de ensino superior. Os debates são facilitados pelos próprios membros do NAJUC e/ou por debatedores convidados. Após as Rodas de discussão, os interessados podem passar a acompanhar as reuniões do NAJUC e ingressar no grupo. Não é exigido um número mínimo de créditos.

 

Para o semestre 2012.1, estão programados cinco encontros a serem realizados em março, abordando os seguintes temas:

 

-07/03, às 14h: Universidade 

-10/03, às 9h: Movimentos Sociais

-14/03, às 14h: Assessoria Jurídica Popular & Direito Crítico

-17/03, às 9h: Questão Urbana

-24/03, às 9h: Visita a uma comunidade urbana

 

 As atividades valem como atividade complementar.

 

 Junte-se a nós e participe!

 

Inscrições na sala do NAJUC, na livraria da Margarida, no 1º encontro, no e-mail : najucmail@yahoo.com.br e no site http://najuc.jimdo.com

 

 

E as rodas começaram!

10/03/2012

Começaram, no sábado (14), as Rodas de Discussão do NAJUC. Como já explicado a tod@s, esse é o momento de um contato mais próximo e qualificado dos alunos da Faculdade de Direito, principalmente os calouros e calouras, com o NAJUC e sua atuação, sua temática abordada, seus membros. E o primeiro tema foi: UNIVERSIDADE. Qual o papel do estudante da Universidade pública na sociedade? A Universidade cumpre sua função social? O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, previsto constitucionalmente, é respeitado? A Universidade é para tod@s? Esses são pontos chaves que devem ser pensados, aprofundados e debatidos por estudantes da universidade pública que anseiam por uma educação pra tod@s com qualidade. 

 

O momento foi iniciado com o video O que é Universidade?, faz parte do projeto "Relato Fotográfico da UNESP" e compila falas de diferentes pessoas falando o que elas entendem por Universidade pública. 

 

Além do video, foi lido e discutido um trecho do texto Educação: direito do cidadão e não mercadoria(confira aqui), da Marilena Chauí*.

 

Por fim, lemos um texto do Eduardo Galeano, Os Ninguéns (confira aqui)

 

Convidamos a todos e todas pra próxima roda de discussão! 

 

          Quando? 14/03 

          Que horas? 14:00hs

          Quel o tema? Movimentos Sociais. 

          Onde? Na Faculdade de Direito. 

 

Participem!

*Filósofa e historiadora de filosofia brasileira. Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

 

2ª Roda de Discussão: Movimentos Sociais

14/03/2012

Dia 14, quarta-feira, teve mais uma roda de discussão do NAJUC na Faculdade de Direito. E o assunto foi: Movimentos Sociais. Mas o que um estudante de Direito tem a ver com movimentos sociais? Qual a importância do reconhecimento dos sujeitos que se organizam para reivindicar direitos? Porque se organizar é um meio para a efetização da luta por direitos? Por que vemos constantemente, na mídia ou no dia-a-dia, a criminalização dos movimentos sociais organizados? Qual o papel do Movimento Estudantil na Universidade e na sociedade?

 

Essas são algumas perguntas que fomentaram a discussão em torno do assunto Movimentos Sociais e Direito do momento de quarta-feira.

 

O espaço foi composto, inicialmente por um vídeo, montado por um najucano, que fala do histórico e da criminalização dos Movimentos Sociais, seguido de uma fala do Bebeto, relações públicas do MST e assentado da Comuna 17 de abril, comunidade do bairro José Walter e da fala da Cecília Feitoza, militante do Movimento Estudantil da UFC. As falas lançaram elementos, os quais ensejaram o debate acerca do tema. 

 

Por fim, tivemos um momento no qual nos questionamos: Se pudéssemos mudar a frase Ordem e Progresso, da bandeira do Brasil, pra qual frase mudaríamos? 

 

Fica aí a pergunta e o convite pra próxima roda: 

 

Qual o tema? Assessoria Jurídica Popular (AJP).

 

Quando? Dia 17/03, sábado.

Que horas? 09hs.

Onde? Na FD.

 

Participem!